A carta

Carta de Dom Lustosa à Dona Emídia Aguiar, datada em 30 de dezembro de 1926:

"Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Bem sabe a senhora que seu marido e meu distinto amigo Sr. João Cândido foi a alma da bela iniciativa que enriqueceu Patrocínio com um estabelecimento de ensino para meninos. Agora é preciso fundar também aí um colégio para meninas, mas um colégio de Irmãs. Já estando aí os padres eu poderei arranjar as Irmãs porque elas poderão contar com a capelania - o que é indispensável para um colégio de Religiosas. Pois bem; pensando eu nesta fundação lembrei-me que só a senhora poderia fazer pelo colégio de meninas o que seu marido fêz pelo colégio de meninos. Conheço já muito bem o seu espírito de iniciativa e por isso, antes de comunicar este projeto a qualquer outra pessoa resolvi apresentá-lo à senhora. Se fosse possível oferecer às Irmãs um prédio que, provisoriamente ao menos já pudesse ir servindo para o funcionamento do colégio, mais tarde elas o modificariam com acréscimo etc. Patrocínio tendo então, dois estabelecimentos de ensino superior, um para meninos e um para meninas, tomaria um natural impulso de progresso. Pelo lado religioso, então, seria uma sorte grande. Queira a senhora dizer-me alguma coisa a este respeito a fim de que eu possa dar os passos necessários e conseguir as religiosas educadoras... Queira recomendar-me ao sr. João Cândido e a toda exma. família. Peço a Deus que a abençoe no correr do ano com favores particulares. Com a maior consideração e reconhecimento".